Problemas mais comuns da visão: como preveni-los

De acordo com o último Censo Oftalmo-lógico, realizado em 2010 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), há um oftalmologista para cada 12.134 mil habitantes. No entanto, isso não tem ajudado a reduzir o número de pessoas com deficiência visual. Dados divulgados recentemente pelo estudo “Pequenos Olhares”, apontam que cerca de 4 milhões de brasileiros tem algum tipo de deficiência visual.

Como se sabe, a visão é um sentido básico pelo qual são captadas a maioria das informações humanas processadas pelo cérebro, daí porque é um órgão que requer atenção permanente para ser preservado.
Assim, a visita ao oftalmologista para realizar exames periódicos é a principal orientação do CBO, que vê nesta conduta a única forma de se chegar às idades mais avançadas sem a perda parcial ou total da visão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 60% dos casos de cegueira podem ser evitados e 20% revertidos, uma vez que a perda de visão é causada especialmente pela catarata - cegueira reversível -, pelo glaucoma - cegueira irreversível - e pela retinopatia diabética - cegueira prevenível.

O oftalmologista Leôncio Neto explica que o problema ocular mais comum são os vícios de refração, que atingem metade da população brasileira. Trata-se da dificuldade para enxergar à distância, conhecida como miopia, que ocorre quando a imagem é projetada antes da retina. Na hipermetropia, as imagens são formadas depois da retina. Já no astigmatismo, são formadas em mais de um plano por causa de irregularidades no formato da córnea e a visão fica desfocada para perto e para longe.

Nas edições de hoje e amanhã, o Saúde Sustentável aborda alguns dos problemas oftal-mológicos mais comuns que chegam aos consultórios, e a melhor forma de preveni-los ou tratá-los, começando pelas complicações mais comuns em crianças e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Degeneração macular por idade

Você está com dificuldade de realizar atividades simples, como ler, bordar, dirigir, cozinhar, ver as horas, assistir televisão ou identificar pessoas? Fique alerta, pois pode estar sendo vítima da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), que afeta a visão central e gera prejuízos à qualidade de vida dos portadores. Se diagnosticada precocemente, é possível estagnar a doença. Entre os sintomas estão ver imagens com linhas onduladas ou distorcidas e perceber pontos escuros ou espaços em branco na visão.

”Muitas vezes, a doença não é percebida pelo idoso no início de seu desenvolvimento e as consequências de sua rápida progressão podem fazer com que o paciente chegue até mesmo a ter a perda irreversível da visão. Com a nova regulamentação da Associação Nacional de Saúde (ANS), já é possível que os portadores da DMRI possam fazer uso do ‘Lucents’, uma substância que ajuda a estagnar e até mesmo a reverter o processo degenerativo dos vasos afetados pela doença”, diz o oftalmogista Carlos Eduardo Cury Jr., do Departamento de Retina e Vítreo do Hospital do Olho de Rio Preto (Horp).

Prevenção

O médico reforça ainda a importância das pessoas com riscos genéticos, fumantes e/ou acima dos 50 anos fazerem avaliações oftalmológicas anualmente, como forma de prevenir a doença. Em geral, isto é feito por meio do exame de fundo de olho, que ajuda a identificar se há predisposição ao problema. “Deixar o fumo, fazer ingestão de alimentos ricos em ômega 3, consumir óleo de linhaça e vitaminas antioxidantes para evitar a formação de radicais livres nos vasos sanguíneos também são algumas das indicações que os oftalmos fazem como forma de prevenir o aparecimento da doença ocular”, explica Cury.

Fonte: Diário Web

Outras Noticias

Assinatura