Oftalmologia – Prevenção pode garantir sua visão

A primeira causa de deficiência visual em idosos nos Estados Unidos e a segunda causa de problemas de visão em classes mais baixas no Brasil , a degeneração macular senil é uma inflamação que atinge a mácula-região da retina responsável pelo centro da visão. Embora esta degeneração seja progressiva e irreversível, a prevenção é a melhor forma de combater a doença. Se tratada logo no início da doença, a visão pode ser melhora.

Como a degeneração macular senil, os distúrbios de refração como a hipermetropia, miopia, astigmatismo, a vista cansada; a catarata, o glaucoma e o diabetes podem ser tratados ou prevenidos. No Brasil elas representam as principais causas de cegueira do idoso, em especial a catarata.

Como no Brasil existe a incapacidade do serviço público de atender os inúmeros pacientes com problemas de visão, segundo vários estudiosos do assunto, fica clara, a diferença entre o nosso pais e os paises desenvolvidos. O SUS – Sistema Único de Saúde realiza anualmente mais de 350 mil cirurgias de catarata por ano. Outras doenças têm prevenção,mas encontram vários fatores agravantes, como nos casos de glaucoma, a falta de campanhas educação alertando a população para reconhecer ou identificar vários problemas como por exemplo, a retinopatia diabética, degeneração macular, entre outros.

Fonte: Boa Saúde

Outras Noticias

Assinatura