Saiba como escolher a melhor cor de óculos de sol

Apesar de os óculos de sol serem um acessório indispensável durante o ano todo, nesta época as pessoas não deveriam sequer cogitar sair de casa sem eles. A exposição aos altos índices de raios ultravioleta provoca degeneração macular – doença que afeta a parte central da retina, membrana posterior dos olhos onde as imagens são transmitidas para o nervo óptico. Apesar de a doença afetar mais pessoas de olhos claros, ninguém está livre dela. E como não existe tratamento eficaz para alterações retinianas, a prevenção com lentes protetoras ainda é o melhor remédio.

Lindos e necessários, os óculos de sol são um capítulo à parte na indústria da moda e todas as grandes marcas têm os seus. Há armações e lentes de todas as cores, modelos e preços. Mas é preciso ter um mínimo de informação para não investir num artefato que, às vezes, pode prejudicar a visão.

De acordo com o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, óculos de sol sem boa procedência não oferecem garantia de proteção UV, não passam por tratamento antirrisco, antirreflexo ou polarização. “Além da péssima qualidade, a irregularidade da superfície das lentes pode causar desconforto visual, dor de cabeça e astigmatismo – deformidade da córnea que torna a visão desfocada para perto e para longe.”

Neves diz que as pessoas devem ter cuidados dobrados em relação às lojas e quiosques que oferecem óculos de sol a preços populares, porque as lentes podem não ser de boa procedência. “Nem considerem comprar óculos de sol em bancas de camelôs ou vendedores que perambulam nas praias. Até nas compras online é preciso tomar muito cuidado. Nesse caso, explore todo o site, a qualidade dos produtos que oferece e, inclusive, os testemunhos de quem comprou antes de você. É importante que o acessório tenha o selo holográfico da Abióptica, que garante sua procedência”.

Na opinião do médico, a escolha correta dos óculos escuros é tão decisiva para a saúde dos olhos que é mais prejudicial usar essas réplicas ilegais de marcas famosas do que não usar nada. Outra dica do especialista é não comprar por impulso. “Quem toma decisões rápidas, comprando por impulso, quase sempre acaba se arrependendo quando percebe que seus óculos são pesados, ou pequenos, ou grandes, ou coloridos demais para seu rosto. Por isso, é preciso que a compra seja realizada com tempo e com cautela, levando em consideração também suas características pessoais”.

Qual é a cor de lente ideal?

Renato Neves diz que, na hora de escolher os óculos de sol, devem-se evitar as lentes pretas, dando preferência a uma cor que favoreça as atividades e a visão da pessoa. Veja alguns exemplos:

1. Cinza – São usadas para várias atividades, fazendo com que o usuário sinta-se à vontade e confortável.

2. Âmbar/castanho – São indicadas para dirigir, já que oferecem uma boa noção de contraste e profundidade.

3. Verde – As lentes verdes filtram pouca luz azul, mas oferecem melhor visão de contraste. É a cor mais adequada para a população acima dos 60 anos, quando tem início uma perda gradual da visão de contraste.

4. Púrpura – São a melhor opção para quem pratica esqui ou caça, porque aumentam a visão de contraste em ambientes com fundo azul ou verde.

5. Amarela – As lentes amarelas bloqueiam a luz azul e reduzem o ofuscamento de motoristas no lusco-fusco do entardecer. Entretanto, são inadequadas durante o dia, já que reduzem a visão de contraste em ambientes com muita luminosidade.

Fonte: Cristiana Arcangeli

Outras Noticias

Assinatura