Acuidade Visual

Como o próprio nome diz, é um exame que avalia o potencial de visão do paciente. É realizado principalmente em pacientes que irão submeter-se a cirurgia de catarata. O examinador acende um letreiro luminoso onde aparecem letras ou números que o paciente deve ler. É um exame indolor em que a dilatação da pupila facilita a sua realização.

Angiofluoresceinografia

A angiofluoresceinografia é uma técnica de exame que consiste na injeção de um contraste (fluoresceína sódica) numa veia do antebraço ou mão, avaliando o seu trajeto nos vasos da coróide e retina. É um exame importante para o acompanhamento de afecções como: retinopatia diabética, retinopatia por hipertensão, alterações da mácula, tumores oculares, etc. Angiofluoresceinografia é a observação e fotografia da retina durante a perfusão do contraste de fluoresceína.

Biometria

Com o desenvolvimento das lentes intra-oculares (LIO) na cirurgia de Catarata, tornou-se fundamental a obtenção de um método para cálculo do grau da lente a ser implantada. O biômetro é um aparelho que mede o olho através de uma sonda que emite raios de ultra-som, obtendo-se os comprimentos axial do olho, axial da câmara anterior e até a espessura do cristalino. Os biômetros dispõem de fórmulas que automaticamente nos dão a informação do grau da LIO a ser utilizada em uma cirurgia de catarata. Para o calculo da LIO também é necessário anotar no aparelho a ceratometria do paciente, e a constante da LIO a ser utilizada.

Campimetria Computadorizada

A Campimetria Computadorizada, como o próprio nome diz, é um exame que tem por objetivo avaliar o campo de visão dos pacientes. É um exame indolor em que o paciente fixa o olho numa luz dentro do aparelho e sinaliza (toca uma pequena campainha) à medida que outros pontos luminosos vão surgindo. O paciente deve fazer o exame sem os óculos ou lentes de contato, se fizer uso, e não pode dilatar as pupilas antes de sua realização. O tempo de execução varia de 10 a 20 minutos dependendo da colaboração do paciente.

Capsulotomia com Yag-laser

O Yag-laser é um tipo de laser através do qual são realizados procedimentos como capsulotomia, iridectomia, vitreólise entre outros. Estes procedimentos são indicados em alguns casos após cirurgia de catarata, alguns tipos de Glaucoma e algumas outras cirurgias. É um procedimento indolor em que os pacientes necessitam alguns cuidados especiais após realizá-lo, como por exemplo não pegar peso durante um curto período de tempo. É necessário também o uso de colírios após sua realização. O paciente deve vir com acompanhante.

Ceratoscopia

A Ceratoscopia ou Topografia de Córnea é um exame que tem por finalidade avaliar a superfície da córnea. É realizado em casos de Ceratocone, para avaliação pré e pós-operatória de Cirurgia Refrativa (exemplo : cirurgia de miopia), em usuários de lentes de contato, e outros. É um exame indolor e não deve ser instilados colírios para dilatar a pupila antes de sua realização. O paciente fixa o olhar numa luz que há dentro do aparelho para sua realização, caso seja usuário de lentes de contato deverá retirá las um dia antes da realização do exame.

Cirurgias Oculares a Laser

As cirurgias oculares a laser são praticamente indolores, realizam-se com rapidez e precisão e o paciente não precisa ser internado. Não é retirado nem colocado nada nos olhos. Todas as estruturas permanecem com a mesma função. Através do laser, o médico acentua ou reduz a curvatura da córnea, permitindo o foco da imagem na retina e conseqüentemente a melhora da visão.

Curva Tensional

São quatro medidas da pressão ocular às 8h, 11h, 14h e 17h nos casos de glaucoma. Na hora do exame é utilizado um colírio anestésico com fluoresceína.

Exame de Motilidade

São utilizados para estimular a função dos músculos oculares, trabalhando a sua motilidade.

Fundoscopia

Através da fundoscopia temos a possibilidade de ter acesso a uma vascularização terminal do corpo humano, e deste modo temos a possibilidade de visualizar vénulas, arteriolas e capilares. O estudo da vascularização permite tirar algumas ilações acerca de patologias sistémicas e igualmente do estado do cérebro, por extensão do nervo óptico.

Gonioscopia

Gonioscopia é o exame do ângulo da câmara anterior (estruturas entre a íris periférica e a córnea incluindo o trabeculado através do qual o humor aquoso deixa o olho. É especialmente importante para a avaliação de casos suspeitos de glaucoma (basicamente para diferenciar casos de ângulo estreito de casos de ângulo aberto), para estudo de tumores de íris, de trauma ocular ou suspeita de outras anormalidades.

Iridectomia a Laser ou Cirúrgica

A iridectomia a laser é uma perfuração na periferia da íris que tem como objetivo permitir a passagem direta do humor aquoso da câmara posterior para a câmara anterior. Está indicada em glaucomas de ângulo fechado, nos quais o humor aquoso fica retido na câmara posterior favorecendo o bloqueio do sistema de drenagem pela íris.
É realizada com anestesia tópica, com auxílio de uma lente especial que se apoia sobre a córnea. É um procedimento rápido, indolor, executado com laser de YAG ou de argônio. Um colírio anti-inflamatório é prescrito para ser usado por alguns dias.
As complicações são geralmente mínimas e auto-limitadas.

Mapeamento de Retina

Avalia em que condição se encontra a retina em diversas patologias e indicações cirúrgicas.

Microscopia

A Microscopia é um exame que tem por finalidade avaliar a quantidade de células do endotélio corneano bem como suas características de forma e tamanho. É um exame indolor e de rápida execução. O paciente deve estar sem óculos ou lentes de contato caso faça uso. Para sua realização é necessário apenas que o paciente fixe o olhar numa luz dentro do aparelho. É realizado nos pré-operatórios de cirurgias de catarata ou em casos de doenças da córnea.

O.C.T. (Tomografia Coerência Óptica)

É um dos exames mais modernos para análise das doenças retinianas e glaucoma. Está indicado principalmente no diagnóstico de alterações retinianas, como na retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade, buraco macular e acompanhamento precoce das alterações de fibras do nervo óptico no glaucoma. O exame é baseado na análise digital da estrutura da retina e coriocapilar, como se fosse um corte histológico (Seccional) da mesma, mostrando as suas várias camadas, a partir da leitura da reflexão de uma luz infravermelha projetada no fundo de olho, por meio de uma fonte superluminescente de diodo.

Em algumas doenças, o O.C.T. é superior aos outros exames da retina. O exame é feito após a dilatação das pupilas com colírios e o paciente é posicionado no aparelho. O exame é indolor e confortável, exigindo do paciente apenas a fixação ocular para captura das melhores imagens. A duração é de apenas 20 minutos para os 2 olhos.

Oculyzer

O Allegretto Eye-Q Laser é o único aparelho que realiza tratamentos personalizados pelo tomógrafo Pentacam denominado Oculyzer e é mais uma opção de cirurgia ocular a laser disponível no Visão. O Pentacam usa uma máquina fotográfica rotacional que fotografa o olho nos seus 360 graus utilizando o sistema para alinhamento das imagens. Estruturas do segmento anterior do olho (córnea, câmara anterior, íris e cristalino) são analisadas em 25.000 pontos medidos, gerando imagens tridimensionais. Essas imagens permitem uma análise detalhada, aumentando a segurança da prescrição cirúrgica e indicando a melhor técnica a ser utilizada. A transparência do cristalino também é informada, viabilizando o diagnóstico precoce de catarata. O Oculyzer Pentacam, por ser um tomógrafo do olho, informa com precisão dados do relevo interno da córnea que aumentam a segurança nas indicações das cirurgias assim como a precisão do tratamento.

Oftalmopediatria

A oftalmopediatria é responsável pelo diagnóstico e tratamento de uma variedade de alterações oculares que podem se manifestar nas crianças desde o nascimento até 9 anos de idade.

Paquimetria Ultrassônica

A Paquimetria é um exame que mede a espessura da córnea. É indicado nos casos de suspeita de Glaucoma, edema de córnea e pré-operatórios de cirurgias refrativas. É um exame indolor e de rápida execução. O paciente deve estar sem óculos ou lentes de contato caso faça uso. Para sua realização é necessário apenas que o paciente fixe o olhar numa luz dentro do aparelho.

Plástica Ocular

A plástica ocular é o segmento da oftalmologia que cuida da região frontal, no terço superior da face. Trata de problemas relacionados com as pálpebras, vias lacrimais e órbita, melhorando a estética.Subdivide-se em duas especialidades distintas.

Retinografia

A retinografia é uma fotografia da retina ou do nervo óptico que é feita com auxílio do retinógrafo. As principais indicações são para o diagnóstico e acompanhamento das doenças vítreo retinianas, glaucoma e doenças do nervo óptico.

Teste de Lentes de Contato

Conjunto de exames que envolve o teste com lentes de prova para selecionar a lente de contato mais adequada para cada paciente. Testes preliminares e treinamento no manuseio são muito importantes para uma boa adaptação de lentes de contato.

Assinatura