A Importância da Boa Visão

É muito importante cuidar da visão desde a gestação. Hoje existem 40milhões de cegos no mundo e pelo menos metade deles poderiam estar enxergando, simplesmente conhecendo as doenças, sintomas e situações que podem levar à cegueira. As informações contidas aqui foram retiradas do "Manual da Boa Visão" elaborado pelo Núcleo de Prevenção à Cegueira da Unicamp.

CUIDADOS NA GRAVIDEZ

O cuidado mais importante é seguir corretamente o pré-natal, evitando assim, problemas de visão da mãe e do filho que vai nascer.

Doenças como rubéola e toxoplasmose,que podem afetar as mães nos 3 primeiros meses de gravidez, podem, ao mesmo tempo, causar cegueira e problemas neurológicos na criança.

CUIDADOS COM OS BEBÊS

As conjutivites, também conhecidas como dor-d'olhos, e que podem aparecer nos primeiros dias de vida do bebê, devem ser examinadas pelo médico, para que o tratamento seja correto.

Deve ser levada com urgência ao oftalmologista toda criança que apresentar ao nascer, mancha branca na menina dos olhos, muito lacrimejamento, olhos muito grandes, olhos que balançam muito de um lado para o outro, ou crianças que não suportam a claridade.

DESENVOLVIMENTO DA VISÃO

Oitenta e cinco por cento (85%) do nosso relacionamento com o ambienteem que vivemos é feito através da visão. Ao nascer, a criança enxergapouco. Sua visão vai se desenvolvendo a cada dia, até que aos 5 anos,ela atinge uma visão completa, como a do adulto.

Por isso é muito importante que os problemas de visão das criançassejam tratados antes dos 6 anos, período em que a visão está se desenvolvendo.

O USO DE ÓCULOS

Óculos de grau (corretivos) só devem ser usados seguindo-se a orientação do oftalmologista, após consulta com exame completo.

As lentes dos óculos devem ser de vidro endurecido ou de acrílico(plástico).

Não existe uma idade para o início do uso de óculos. Tanto podemser necessários desde muito cedo (antes de 1 ano de idade) como sódepois de adulto.

Quando o uso de óculos é necessário para uma criança, o tratamento só será bem-sucedido se os pais colaborarem, encarando o fato com naturalidade, principalmente na presença da criança. Assimela usará os óculos com tranqüilidade e segurança.

Está comprovado que 15% das crianças, e quase todos os adultosacima de 45 anos, precisam usar óculos.

Tenha dó da criança que precisa de óculos e não os usa. Suacapacidade de aprendizado e observação do mundo está prejudicada. Criança de óculos não é "coitadinha".

SINTOMAS MAIS COMUNS NA CRIANÇA QUE PODE ESTARPRECISANDO USAR ÓCULOS
Dor de cabeça ou mal-estar durante ou após um esforço visual(leitura, aula, etc.).

Franzir a testa para olhar à distância.

Aproximar-se muito de livros ou cadernos para ler.

Desinteresse por leitura.

LENTES DE CONTATO

As lentes de contato podem ser utilizadas com a mesma finalidade dos óculos, melhorando a visão. Podem também ser necessárias em algumas doenças dos olhos. Seja qual for a indicação, a adaptação e o controle do uso de lentes de contato devem ser feitos pelo oftalmologista.

Para evitar complicações graves, deve ser seguida corretamente a orientação ao tempo de uso e limpeza da lente.

VESGUICE OU ESTRABISMO

Se notar olho torto na criança (vesguice ou estrabismo), leve-a depressa ao posto de Saúde. Estrabismo não se cura sozinho! Estrabismo deve ser tratado: quanto mais cedo, melhor algumas doenças graves podem causar estrabismos.

AMBLIOPIA

Ambliopia é uma situação onde a visão da criança não se desenvolve,tornando-se fraca em um olho ou mesmo nos dois olhos (olho preguiçoso). Isso pode acontecer mesmo estando a vista aparentemente normal.

Há muitas causas que levam à ambliopia. A principal é o estrabismo. O método mais simples e eficiente para se descobrir a ambliopia é medir separadamente a visão de cada olho. A ambliopia atinge 4 em cada 100 crianças, sendo que metade delas é estrábica.

Esse mal deve ser tratado antes da idade escolar, período em que a visão ainda está se desenvolvendo e pode ser corrigida. O tratamento indicado é o uso de tampão (oclusão) no olho bom, para forçar o olho mais fraco a enxergar mais. Geralmente também é necessário o uso de óculos.

O tampão é essencial e indispensável no tratamento da ambliopia.Os pais devem estar cientes de que o tratamento é prolongado e também o único meio eficaz de corrigir o problema.

COMO MEDIR A ACUIDADE VISUAL

É possível avaliar a visão de cada olho da criança. Com crianças de mais de um ano de idade faz-se a seguinte "brincadeira": ocluir um olho com gaze ou um pequeno pedaço de pano e observar a capacidade da criança em apanhar objetos espalhados pelo piso (chaveiro, brinquedos e doces). Repete-se a operação com o outro olho tampado.

A atitude da criança que enxerga bem com os dois olhos será semelhante com cada olho ocluído. À; criança com mais de três anos pode-se mostrar e pedir que ela identifique objetos localizados a 5 metros. O teste deve ser realizado com um olho ocluído de cada vez.

COLÍRIOS: COMO USAR E CUIDADOS

Há muitos tipos de colírios destinados ao tratamento de diferentes doenças dos olhos. Os olhos, entretanto, são órgãos de muita sensibilidade, assim sendo, o uso de qualquer tipo de colírio, sem orientação e controle do médico, poderá causar mais problemas do que resultados positivos.

Um colírio bom para a conjuntivite de uma pessoa poderá ser prejudicial para outra que "aparentemente" tenha o mesmo problema. O uso excessivo de colírio pode causar sérios problemas para os olhos, por isso, siga sempre a orientação do médico.

COMO USAR UM COLÍRIO:

lavar as mãos;

levantar a cabeça e puxe a pálpebra para baixo a fim de que o colíriocaia dentro do olho;

usar apenas uma gota;

manter os olhos fechados por 2 minutos;

não esfregue os olhos ou pisque depois de pingar o colírio.

CUIDADOS COM O COLÍRIO:

os vidros devem ser mantidos bem fechados e ao abrigo da luz;vidros abertos há muito tempo devem ser jogados fora. Observe o prazo de validade impresso na caixa ou no rótulo;

ao usar o colírio, coloque a tampa em lugar limpo, evitando que a parte de dentro encoste em qualquer superfície ou objeto;

Cuidado com o uso repetido de colírio anestésico que pode levar àperda do olho.

CONJUNTIVITE

A conjuntivite (popularmente chamada de dor-d'olhos) é uma infecção que se caracteriza por uma sensação de areia nos olhos, olhos vermelhos, purgação (a pessoa amanhece com os olhos grudados), dificuldade para abrir os olhos na claridade e, às vezes, pálpebras inchadas.

De modo geral, qualquer médico (clinico geral ou pediatra) pode orientar o tratamento. Se o caso complicar-se ou não melhorar em dois ou três diascom o colírio receitado, deve-se procurar o oftalmologista.

CUIDADOS EM CASA E NO TRÂNSITO

Não deixe ao alcance de crianças objetos cortantes ou pontiagudos, tais como facas, tesouras, garfos, chaves de fenda, lápis, canetas, varetas e arames.

Em sítios e fazendas é preciso muito cuidado com animais como galinhas, patos, gansos, gatos, papagaios, etc., que podem atingir os olhos da criança com bicadas ou arranhões.

Cuidado para não deixar produtos de limpeza atingir os olhos (água sanitária, soda cáustica, álcool, detergentes, etc.). Caso isso aconteça, lave muito bem os olhos (20 a 30 minutos) com água limpa e, somente após isso, com urgência, procure atendimento médico.

Muitas plantas domésticas, principalmente as pontudas, as espinhosas, ou aquelas que soltam líquido leitoso (por ex.: Coroa-de-Cristo), podem causar problemas sérios se atingirem os olhos.

Pais que fumam nunca devem segurar seus filhos quando estiverem com o cigarro aceso. Assim, evitarão irritações causadas pela fumaça equeimaduras que poderão atingir o rosto, especialmente os olhos.

CUIDADOS NO TRÂNSITO

O uso do cinto de segurança é indispensável também dentro da cidade, onde se verifica a maioria dos acidentes com perfurações nos olhos.

Crianças de até 12 anos de idade devem estar sempre no bancotraseiro.

Jamais leve criança, de qualquer idade, no colo, principalmente no banco da frente.

ACIDENTES OCULARES
NA INFÂNCIA:
A criança, por sua própria natureza, fica mais exposta a acidentes que atingem os olhos.

A maioria deles ocorre dentro ou nas proximidades de sua casa.

Os mais freqüentes causadores de acidentes são: tesouras, facas, arames, tiros de espingarda de pressão, fogos de artifício (explodindo dentro de latas ou vidros), bicadas e mordidas de animais.

Além desses, tome cuidado com álcool, ácidos, material de limpeza, tintas de parede. Devem ser mantidos fora do alcance de crianças.

ADULTOS:

Os acidentes perfurantes oculares em adultos ocorrem basicamente notrabalho ou no trânsito.
No trabalho deve-se fundamentalmente à falta de uso de equipamentosde proteção específicos para as diversas atividades.

É indispensável o uso dos óculos, luvas, etc., que as indústrias são obrigadas, por lei, a fornecer aos trabalhadores.

CUIDADOS NO TRABALHO

O ambiente de trabalho deve ter condições mínimas de higiene, iluminação e ventilação. Quanto à vista, é imprescindível trabalhar com luz branca, sem sombra.

A má iluminação ou excesso de luz causam cansaço visual e diminuição do rendimento no trabalho.
Se no trabalho você ficar exposto à poeira, inseticidas, vapores ácidos, solda ou objetos volantes, nunca deixe de usar os óculos de proteção.
Não se esqueça de usá-los também em casa quando realizar tarefas semelhantes. Há mais olhos perdidos em acidentes de trabalho do que braços e pernas.

Tome cuidado também com cisco no olho que pode ser muito perigosose estiver na frente da menina dos olhos (pupila). Fagulha de metal, então, nem se fala! Nunca tente retirá-los com objetos caseiros. Esses casossão sempre de URGÊNCIA.

PTERÍGEO

Aparece comumente em pessoas que trabalham em locais com muito sol,vento ou poeira.

Começa com uma pelezinha em cima do branco do olho (esclera), que vaicrescendo em direção à menina dos olhos (pupila).

Geralmente provoca ardor e queimação, deixando os olhos vermelhos, e piora quando exposta ao sol. O sintoma pode melhorar com o uso de compressa fria. Pode crescer depressa, mas o mais comum é crescer lentamente ou estacionar. Geralmente não há necessidade de operação.


PROBLEMAS QUE APARECEM DEPOIS DOS 40 ANOS DE IDADE

PRESBIOPIA OU VISTA CANSADA
É um problema de visão para perto, inevitável após os 40 anos de idade,onde o indivíduo tem dificuldade para ver imagens próximas e vai precisar de óculos para enxergar de perto (menos de 45 cm).

CATARATA

É uma doença que diminui a visão ao tornar opaca e esbranquiçada a menina dos olhos (pupila), deixando o cristalino (lente transparente que fica atrás da pupila) com uma coloração leitosa. É comum acontecer acima dos 60 anos de idade, mas pode ocorrer antes.

A catarata em adulto não é caso de urgência e nem todas ascataratas precisam ser operadas.

A maioria delas estaciona num ponto em que a cirurgia não se faz necessária. O uso de colírio não ajuda na cura da catarata.

Antes dos 60 anos uma pessoa pode ter catarata por várias causas:diabetes, glaucoma, ou trauma na cabeça.

Há uma forma de catarata que atinge crianças recém-nascidas - ACatarata Congênita. Aparece mais nas crianças cujas mães tiveram alguma doença na gravidez, como rubéola, toxoplasmose ou sífilis. O tratamento é a cirurgia, que deve ser feita o mais cedo possível.É a única forma de dar à criança possibilidade de ter alguma visão.

GLAUCOMA

É uma doença causada pelo aumento da pressão dentro do olho. Atinge principalmente pessoas com idade acima de 40 anos.

O desenvolvimento mais comum desta doença é silencioso - a pessoa não percebe que está com glaucoma porque não sente (Glaucoma CrônicoSimples).

Quando percebe alguma coisa, em geral visão diminuída ou dor ocular, a doença já está avançada.

Quando o glaucoma é descoberto logo, há tratamentos eficientes. Às vezes, só o uso correto de colírios recomendados pelo oftalmologista é capaz de controlar a doença, impedindo, dessa forma, uma evolução para a cegueira. O diagnóstico é feito através da medição da pressão do olho, num exame indolor e rápido, que faz parte da rotina de uma consulta oftalmológica.Os exames de campo visual e fundo de olho ajudam no diagnóstico econtrole da evolução da doença.

Existe uma outra forma de glaucoma, que atinge crianças recém-nascidas - o Glaucoma Congênito. A criança tem lacrimejaamento, horror à claridade e os olhos começam a crescer. O tratamento deve ser precoce, nos primeiros meses de vida. A cura é conseguidas através de cirurgia.

O Glaucoma Agudo causa dor intensa, diminuição da visão e necessita de cirurgia urgente.

DEGENERAÇÃO SENIL DA MÁCULA

A Degeneração Senil da Mácula afeta a parte central da retina (tecido nervoso sensível à luz).Toda a retina contribui para a visão, mas somente a mácula define uma visão nítida, que permite ver detalhes. Se sua visão ficar distorcida ou com uma mancha escura no centro faça logo um exame ocular.

DIABETES

A Diabete é uma doença causadapelo aumento do açúcar no sangue e pode afetarvárias partes do organismo.

Os olhos podem ser atingidos de várias maneiras, todas elas podendo causar cegueira:

formação de catarata,

hemorragias de fundo de olho,

descolamento de retina

Essas e outras alterações podem ser evitadas ou diminuídas com o controle da doença pelo médico clínico e pelo oftalmologista.

REABILITAÇÃO

O deficiente visual, com o auxilio de lentes de aumento, pode teruma vida quase normal.

É errado afirmar que quem tem vista fraca não deve forçá-la. O esforço é muito importante para melhorar as condições dessa deficiência.

O esforço faz a vista trabalhar mais e se desenvolver.

Para reabilitar uma pessoa cega é preciso muito trabalho e dedicação.

O cego pode exercer muitas atividades, tanto no ambiente doméstico como no trabalho. Para isso precisa ser treinado e educado.

A criança que nasce cega deve ser estimulada e receber educação especial desde cedo.

Se você conhece pessoas cegas ou que tenham membro da família com esse problema, oriente-as para que procurem um serviço de aconselhamento genético.Só assim elas poderão conhecer os riscos de ter filhos com o mesmo problema.

Fonte: Saude Vida Online

Outras Noticias

Assinatura